Hoje em dia muito se fala em segurança e credibilidade na internet, ainda mais com a quantidade de fake news que rodam em toda a rede.

Existem diversos recursos que ajudam escritórios e advogados a transmitir confiança e ética para seus clientes, seja em perfis de redes sociais ou nos conteúdos de qualidade publicados em seus sites e blogs.

A área jurídica é muito restrita e deve seguir diversas regras referente a marketing digital de acordo com código de ética da OAB, porém, existem sim, formas de divulgar seus serviços na internet.

Primeiro. Você concorda que transmitir credibilidade e confiança é SUPER IMPORTANTE na área jurídica?

Certo, e agora? Por onde devo começar?

Para você que busca saber como isso pode ser feito, vamos dar algumas dicas que podem lhe ajudar.

Todos os recursos são importantes e juntos contribuem para que o seu objetivo seja alcançado com sucesso, entretanto, não é necessário a utilização de todo o seu arsenal logo de início.

O começo pode ser simples, mas também trabalhoso, por isso a escolha do recurso correto é o primeiro passo para atingir o seu objetivo.

E Quais recursos posso utilizar?

Diversos recursos são disponibilizados por servidores de hospedagem, então um servidor pode ser um ótimo começo.

Eles oferecem recursos como e-mails profissionais, protocolos de segurança ssl/https, registro de domínio, criação de sites, geração de conteúdo e artigos, e por aí vai.

1 – Contrate um Servidor de Hospedagem

Servidor de Hospedagem

É um serviço essencial para iniciar sua construção de credibilidade e confiança.

A principal função de um servidor de hospedagem é armazenar os arquivos de seu site, porém, é possível contratar o serviço de email profissional mesmo não tendo um site.

Além da hospedagem e do e-mail profissional, os servidores oferecem criptografias de segurança que aos olhos dos motores de busca como GOOGLE, são vistos como uma boa prática e permitem posicionar seu site acima de alguns concorrentes que não utilizam o recurso.

Isso facilitada em muito na ligação entre você e seus clientes.

Esse serviço pode ser contratado de forma nacional (Locaweb, Uol Hosts) ou internacional (Hostgator, Kinghost) pagando mensalidades totalmente flexíveis, com planos para 3, 6, 12, 24, 48 meses, aplicando descontos interessantes de acordo com o tempo contratado.

2 – Tenha um E-mail Profissional

E-mail Profissional

O recurso muito simples, mais que transmite uma enorme confiança e credibilidade para os clientes é o e-mail profissional.

Muitas pesquisas apontam que utilizando um e-mail profissional você consegue atingir seu cliente muito mais fácil, pois demonstra o valor que você realmente dá ao seu negócio.

Um e-mail profissional é simbolizado da seguinte forma: seunome@nomedoseuescritorio.com.br

Dessa forma é possível repassar segurança que você tanto preza, seja na entrega de um cartão de visitas ou em um perfil nas redes sociais.

Esse tipo de recurso pode ser adquirido junto ao servidor de hospedagem, que permite escolher entre contas de e-mails ilimitados, maior espaço para caixa de entrada, compartilhamento de calendários, otimização para dispositivos móveis, entre outros recurso.

3 – Crie um Site Profissional e Responsivo

Site Profissional e Responsivo

Com o grande crescimento das rede de dados móveis, a internet nos smartphones tornou-se essencial no dia a dia, desta forma, ter um SITE RESPONSIVO é fundamental, mas vale salientar também a importância de estar presente nos resultados do GOOGLE.

Um site responsivo é um site que ajuste seu conteúdo sem que você precise dar zoom no celular para ler as informações inseridas.

É possível produzir conteúdos relevantes para seu público visando atrair seu interesse, facilitando a ligação entre você e seus clientes através dos motores de busca, mesmo sem ferir o código de ética da OAB.

Esses conteúdos podem ser feitos através do seu site com postagens no blog, replicação de artigos autorizados e disponibilização de ajuda jurídica.

Existem planos de hospedagem que disponibilizam ferramentas e permitem que você mesmo crie seu site dentro de alguns minutos, porém, o ideal é contratar um profissional qualificado.

Ele irá ajudar você a atingir seu objetivo esperado.

Assim, um site é também um recurso importantíssimo para conquistar novos clientes e fechar muito mais contratos.

4 – Utilize Protocolos HTTPS/SSL

Protocolo HTTPS/SSP

O protocolo de https (Hyper Text Transfer Protocol Secure) é vinculado ao seu site, sendo uma implementação do http, que permite dar maior segurança na transferência das informações que circulam na rede, inicialmente foi utilizado por bancos e lojas virtuais.

Tal recurso pode passar despercebido por muitos usuários que navegam na internet, mas para os motores de busca, como o Google, não!

Esse protocolo transmite ao motor de busca que os arquivos e conteúdos de seu site, são seguros para serem disponibilizados aos usuários que buscam por informações na internet.

Muitos servidores oferecem diversos tipos de protocolos https, sendo específicos para cada caso. Como mencionado acima, podem ser voltados para bancos, lojas virtuais, sites públicos, redes sociais, entre outros.

O recurso pode ser contratado junto ao servidor de hospedagem. Você pode escolher pagar por ano ou pagar uma única vez por toda vida.

5 – Produza Marketing de Conteúdo

Marketing de Conteúdo

O carro chefe para os escritórios e advogados que necessitam captar mais clientes, é o marketing de conteúdo. É a principal ferramenta para converter visitantes em clientes e fechar mais contratos.

Como o tão temido código de ética da OAB é rigoroso perante a divulgação de serviços prestados, o marketing de conteúdo vem ganhando espaço a cada dia que passa.

O marketing de conteúdo de forma básica tem o intuito de levar informação de forma explicativo e não instintiva a contratação do serviço.

Assim fica muito mais fácil ser lembrado quando um cliente realmente precisar contratar seus serviços.

Muitos desses conteúdos podem ser feitos por um advogado formado ou por empresas especializadas em marketing jurídico, como ADV na Mídia. É necessário levantar temas pertinentes a área ou sobre dúvidas atuais, que facilitam a localização e posicionamento pelos motores de busca.

6 – Tenha um Perfil Profissional nas Redes Socias

Mulher usando redes sociais no notebook e no celular
Redes Sociais

Quem nunca?! Quem nunca procurou no facebook, instagram ou até no linkedin algo que estivesse precisando? Porque não um advogado para lhe ajudar com uma dúvida jurídica sobre um patrimônio de herança?

Isso! exatamente isso… As redes sociais têm um papel fundamental no marketing digital, pois é possível levar conteúdo de qualidade a seguidores sem que haja a necessidade de contratação de um servidor de hospedagem ou de investimento financeiro inicial.

Vale salientar que é permitido a um escritório ou advogado ter perfis em redes sociais, desde que seus conteúdos publicados sigam o código de ética.

Desta forma é importante saber que as redes sociais controlam o quanto seu conteúdo aparece nos feeds ou timelines, assim é interessante investir financeiramente em anúncios impulsionados para ter um melhor resultado, mas isso é assunto para um outro post.

Por fim, todos os recursos mencionados acima são de extrema importância para todos que querem se fazer presente na internet.

Existem filtros que podem ser aplicados na área jurídica para facilitar a divulgação de seus serviços.

Sabemos que o início e a mudança nos tiram da zona de conforto e que algumas vezes geram novos problemas que necessitam ser resolvidos, porém, o resultado de todo esse esforço, dedicação e trabalho duro é recompensador.

Dicas Básicas de Marketing Digital para Advogados